A franquia de festa e jogos de tabuleiro do encanador italiano teve seu início há mais de 25 anos no saudoso Nintendo 64. Nesse meio tempo tivemos pontos altos de qualidade pura (versões para GameCube) e momentos que trouxeram insatisfação aos fãs (era Wii e Wii U). Agora a Nintendo aposta no seu terceiro título para o Switch, Super Mario Party Jamboree. Mas será que vale a pena?
De Volta às Origens
Se você estava cansado das tentativas fracassadas de se modificar a fórmula tradicional de Mario Party, como o sistema de um só carro de MP 9 do Wii ou o ritmo acelerado e simplista de Star Rush do 3DS, eu tenho uma ótima notícia para você: Jamboree representa um retorno às origens da franquia, trazendo aos jogadores tudo de melhor que tornou essa série de games famosa.
Cada partida, no modo de jogo tradicional, é disputada por quatro jogadores, os quais devem atravessar o tabuleiro em busca de vantagens e aventuras. É possível coletar e comprar itens especiais, cair em casas que dão recompensas ou punições e, é claro, sacanear os amigos das maneiras mais cômicas possíveis.
Como já tradicional na franquia, cada competidor começa com dez moedas, devendo coletar mais recursos durante as jogadas para disputar a chance de comprar a famigerada estrela, o item mais desejado do game. As estrelas são posicionadas uma de cada vez, sendo que o primeiro jogador que chegar até ela poderá gastar vinte moedinhas e reinvindicar o prêmio. E, como você já deve estar careca de saber, ao final da partida o player com o maior número de estrelas é declarado campeão.
Afinal, o que é Jamboree?
Agora já sabemos que este novo título mantém os sistemas de jogo que fizeram desta franquia um verdadeiro sucesso e que faz isso com maestria, mas por que diabos o game carrega o subtítulo Jamboree? E qual é o seu diferencial com relação às outras dezenas de edições de Mario Party?
Prepare-se caro leitor, pois agora eu vou lhe revelar uma informação surpreendente: Jamboree, nesse caso, não é uma alusão à algum tipo de festa ou sinônimo para “emocionante”; aqui, a palavra é utilizada para denominar um parceiro de jogo! A cada partida, um ou mais personagens aparecem em pontos específicos do tabuleiro e devem ser resgatados para conferir vantagens aos jogadores.
Quando um competidor chega até a casa de um personagem Jamboree e vence um minigame especial de competição, uma equipe é formada. O jogador então passa a receber o dobro de recompensas, ganhando duas vezes mais moedas ao parar em casas bônus e duplicando o uso dos Boos para roubar dinheiro dos oponentes. Outro ponto importante é que, enquanto estiver com o parceiro Jamboree, o player poderá comprar duas estrelas de uma só vez, dando uma vantagem gigantesco à ele.
Por fim, é preciso dizer que o parceiro Jamboree só fica no tabuleiro por três turnos, desaparecendo após encerrado esse período. Cada personagem possui uma habilidade especial, com o Yoshi, por exemplo, copiando itens dos oponentes pelos quais o jogador ultrapassar, e o Luigi aumentando a chance do player tirar números maiores no dado. Mas tome cuidado: se outro competidor passar por você no tabuleiro, ele roubará seu parceiro Jamboree! Isso certamente traz valiosos elementos de estratégia e planejamento ao novo recurso, o que é simplesmente espetacular!
Diversão para todos os Gostos
É com muito prazer que posso afirmar para vocês que Super Mario Party Jamboree é o game da franquia que mais oferece conteúdo aos jogadores. Além do modo clássico de tabuleiro, o qual permite disputas de dez até trinta turnos, o jogo possui inúmeras outros opções para se apreciar a diversão do título. Na Marina dos Minigames, por exemplo, você pode explorar múltiplos modos focados em conjuntos de jogos curtos, ideiais para apresentar a franquia para novos fãs.
A Ilha do Movimento oferece disputas e desafios que envolvem a movimentação dos Joy-Cons, provocando situações engraçadas e poses inusitadas. Já nas Aventuras Aéreas, os jogadores devem imitar as famosas tartarugas voadoras do Reino do Cogumelo através do movimento de bater asas utilizando os braços, podendo resgatar criaturinhas menores e levar passageiros até pontos específicos do mapa.
Na Fábrica do Toad é preciso trabalhar em conjunto com um amigo para resolver quebra-cabeças e guiar uma bola até o final do percurso, enfrentando 30 fases que vão ficando cada vez mais difíceis. Já a Cozinha Rítmica oferece minigames baseados em ritmo com temática culinária, com sistemas de jogabilidade extremamente divertidos e desafiadores. Na Brigada Anti-Bowser, você deverá se conectar online para buscar a vitória competindo com jogadores do mundo todo e superando o terrível Bowser Impostor.
Mas a grande novidade de Jamboree é a Bowserathlon, uma competição online emocionante envolvendo vinte jogadores simultâneos. Neste modo, a cada três minigames jogados o grupo de players deve enfrentar um jogo de sobrevivência no qual o Bowser Impostor atacará todo mundo ao mesmo tempo. O vencedor da disputa é quem conseguir superar os desafios e chegar em primeiro lugar a linha de chegada.
Impecável, Inovador e em Português
Sim, Super Mario Party Jamboree está totalmente localizado em português brasileiro! Todos os diálogos do jogo, nomes dos itens e tabuleiros, e até mesmo a narração das partidas estão disponíveis no nossos idioma. Sei que para muitos isso não parece algo supreendente, mas lembrem-se de que a Nintendo ficou anos fora do Brasil, forçando os jogadores a se virarem para jogar games totalmente em inglês.
Outro ponto importante a se destacar em Jamboree é a presença de um sistema de conquistas. São mais de cinquenta desafios que são desbloqueados conforme o jogador completa objetivos específicos, que vão desde um simples “Vença uma Partida” até um desafiador “Complete todos os tabuleiros no nível de dificuldade pro”. Cada conquista alcançada desbloqueia uma recompensa especial, como novos emoticons e novos itens disponíveis para compra nas lojas.
Por último, eu não posso encerrar esta análise sem dizer o seguinte: o capricho presente em Mario Party Jamboree é surreal! Os seus gráficos são belíssimos e contam com cores cheias de vida e os efeitos de som presentes nas partidas parecem ter sido escolhidos a dedo. Tudo é feito com maestria, ficando difícil descrever o nível de qualidade do game com outra palavra que não “perfeito”.
Vale a Pena?
Super Mario Party Jamboree é o melhor jogo da franquia, disso não tenho qualquer dúvida. O título conta com uma quantidade absurda de conteúdos, alta qualidade de produção e investimento pesado tanto no modo single-player quando no multijogador local e online.
Se você tem um Nintendo Switch, recomendo que compre este game agora mesmo, pois eu tenho certeza de que você não irá se arrepender!