A Sonic Symphony é um espetáculo criado pela Sega para fomentar a relevância do ouriço azul e da sua extensa linha de produtos físicos e digitais. Nela são apresentadas versões orquestradas da trilha sonora dos títulos mais importantes da fraquia Sonic, sendo considerada uma experiência única por fãs espalhados pelo globo. Mas será que vale a pena?

Um Espetáculo de Classe

Um dos pontos mais importantes a se destacar com relação à Sonic Symphony é a qualidade da sua equipe. A orquestra é formada por mais de 60 músicos profissionais, a qual é modificada da acordo com o país onde ocorre a apresentação. Os artistas possuem forte familiaridade com a música clássica e representam o ponto mais alto de qualidade e precisão que podem ser alcançados no campo sonoro.

O figurino dos músicos é outra característica que chama a atenção da plateia: todos os profissionais vestem trajes sociais impecáveis, adotando a popular paleta de cores preta e branca. Cada movimento realizado é sincronizado, valorizando ainda mais o impacto provocado pela combinação perfeita de cabelo e maquiagem dos artistas.

A Sinfonia não se trata de algo improvisado ou criado apenas para vender a marca Sonic para o grande público; tudo é planejado e executado à beira da perfeição, não devendo nada em relação às apresentações orquestradas frequentadas pelas classes mais abastadas da sociedade. A palavra é classe.

Playlist e Convidados de Peso

Quem espera que sejam executadas versões tradicionais da trilha sonora dos jogos do personagem mais veloz do mundo dos games não poderia estar mais distante da verdade; cada música apresentada na Sonic Symphony é uma versão alternativa do material original, contando com o selo de qualidade do carismático Shota Nakama e da sua presença no palco como guitarrista e segunda voz.

Na versão apresentada durante a Brasil Game Show 2024, contamos com as presenças ilustres de Jun Senoue, diretor de som de grande parte dos títulos recentes da franquia Sonic, e da talentosa Adrienne Cowan, vocalista da banda Seven Spires. Esta é a segunda vez que o espetáculo marca presença na BGS, com forte possibilidade de repetir a dose na edição do ano que vem.

Além da trilha orquestrada e instrumental de títulos como Sonic 2 e Sonic and Knuckes, contamos com grandes sucessos como Reach for the Stars (Sonic Colors), Endless Possibility (Sonic Unleashed) e Undefeatable (Sonic Frontiers). Mas o momento em que os fãs foram a loucura foi quando a banda, ao lado da orquestra, tocou Live and Learn, o clássico atemporal de Sonic Adventure 2.

O Ano do Shadow

Como todo bom fã de videogame deve saber, a Sega escolheu 2024 para ser o ano do personagem Shadow. Sendo um dos personagens mais queridos da franquia, é natural que a forma de vida absoluta tenha recebido destaque durante a apresentação.

Diretamente do game Shadow The Headgehog, lançado em 2005 para PS2, Gamecube e Xbox, foram apresentadas as músicas Never Turn Back, I Am (All of Me) e a intensa e emocionante All Hail Shadow.

É preciso lembrar que teremos o lançamento do aguardado Sonic x Shadow Generations no dia 22 de Outubro, com versões para Nintendo Switch, PS4, PS5, Xboxone, Xbox Series S/X e PC. E a apresentação da Sonic Symphony serviu para aumentar absurdamente a minha vontade de jogar o game!

Não é só Música!

Apesar do foco principal do show ser a parte sonora, não é apenas disso que vive a Sonic Symphony. Nos telões presentes no palco da BGS, foi possível acompanhar belas montagens contendo trechos de gameplay dos principais jogos do amado ouriço azulado.

Os jogos mais “recentes”, como Sonic and The Black Night, Sonic Colors e Sonic Frontiers contaram com vídeos em alta qualidade das cutscenes mais impactantes presentes no modo história dos títulos. Destaque nessa categoria para Sonic 2006, que recebeu muito tempo de tela em relação aos demais games.

Somando a ação dos telões ao excelente trabalho de iluminação promovida por dezenas de canhões multicoloridos posicionados acima do palco, a Sinfonia não ficou devendo nada em relação a espetáculos de grandes celebridades do mundo da música. Ainda mais se contarmos a performance e a interação com o público de qualidade sensacional por parte do maestro, da banda e da vocalista do conjunto.

Vale a Pena?

Sonic Symphony é certamente um dos melhores espetáculos que já tive o prazer de presenciar durante a minha vida. Cantei, sorri e chorei como nunca durante toda a apresentação, sentindo uma mistura de nostalgia e orgulho por acompanhar a famosa franquia.

Não tenho qualquer ponto negativo para destacar, portanto a resposta é clara: sim, vale muito a pena! Simplesmente perfeito!

NOTA: 10

Share.

Jornalista, Youtuber e Influencer há 12 anos trabalhando com games

Leave A Reply