Apesar de ser mais conhecido por jogos focados em aventura e ação como Super Mario Bros Wonder, Splatoon 3 e The Legend of Zelda Tears of the Kingdom, o Nintendo Switch também possui a sua parcela de títulos mais tranquilos e reflexivos. E é nessa categoria que Another Code Recollection se encaixa: diversão sem stress. Mas será que vale a pena?
Uma Joia do Passado
Seguindo a tendência de remakes e remasters que tem tomado a indústria nos últimos anos, com títulos como Super Mario RPG e Zelda Skyward Sword HD, Another Code Recollection representa o resgate de dois preciosos títulos da sétima geração de consoles.
A coletânea inclui uma versão totalmente nova de Another Code Two Memories, jogo no estilo point-and-click lançado originalmente em 2005 para o Nintendo DS, além de uma reimaginação de Another Code: R – A Journey Into Lost Memories, título que chegou ao Nintendo Wii em 2009.
O pacote para Switch oferece uma sequência de capítulos que respeita a obra original, criando diversos pontos de conexão entre as duas aventuras do passado, o que facilita o entendimento da história e derruba a barreira que existia entre os games do DS e do Wii.
História Comum, Elementos Sobrenaturais
Another Code Recollection conta a história de Ashley Mizuki Robbins, uma adolescente curiosa que foi abandonada pelos pais. Sendo forçada a morar com a sua tia Jéssica desde a infância, a jovem cresce acreditando que as pessoas que lhe deram a vida faleceram quando ela ainda era uma criança.
Supreendentemente, apenas dois dias antes do seu aniversário de 14 anos, Ashley recebe uma carta enviada pelo próprio pai, convidando-a a encontrá-lo em um local misterioso. Então Ashley decide alugar uma balsa e partir para a suspeita Blood Edward Island em busca de respostas. Separando-se de Jéssica momentos após chegar à ilha, a garota agora precisa investigar uma antiga mansão e desvendar os segredos da família que ali viveu.
Para completar a trama diferenciada, a jovem conhece R, o fantasma de um garoto que perdeu a maior parte da sua memória. O espírito então se torna o parceiro de Ashley nessa curiosa busca por respostas, onde passado e presente se misturam de maneira intrigante.
Jogabilidade Renovada
Se você não é fã do antigo estilo de games de investigação da era de ouro dos computadores em que tudo se resolvia com o uso do mouse, não se preocupe! Another Code Recollection possui uma jogabilidade totalmente diferente dos títulos originais.
Nos games presentes neste relançamento para Nintendo Switch, o jogador pode esperar uma mistura de exploração em terceira pessoa em um belo mundo 3D com quebra-cabeças engenhosos e muito bem projetados. De maneira semelhante ao que podemos encontrar em títulos renomados como The Last of Us e Alan Wake, podemos controlar livremente a protagonista com uma visão que acompanha as costas da personagem principal.
A interação com elementos presentes no cenário também é bastante agradável e natural, ainda mais por termos a presença de pequenos balões de legenda que nos ajudam a selecionar com precisão o objeto que desejamos investigar. Cada item presente no cenário conta uma parte da narrativa e oferece reações diferentes por parte dos personagens principais. E é exatamente por esse motivo que a exploração em Recollection é tão natural e empolgante, revelando novos segredos a cada passo dado.
É Hora de usar a Cabeça!
Apesar de ter parte do seu gameplay focado em diálogos interativos, o diferencial de Another Code Recollection fica por conta dos seus intuitivos quebra-cabeças. Longe de representarem o nível de desafio encontrado em uma prova de vestibular, os puzzles do game são criativos e extremamente satisfatórios.
O jogador precisa ficar atento aos cenários que visita, pois as pistas e dicas para solucionar os mistérios estão por toda a parte. Cada quadro, pedaço de papel e móvel presente nas salas do casarão são partes preciosas do processo de investigação. Mudar a ordem dos livros em uma estante, reunir coleções de tigelas de prata e descobrir a combinação para abrir um cofre estão entre os desafios oferecidos ao player.
A satisfação experimentada ao se encontrar a resposta para um problema complicado é algo que dificilmente se encontra nos jogos mais tradicionais do mercado, fazendo Recollection se destacar pelo resgate de um gênero raramente encontrado fora do universo indie.
Vale a Pena?
Another Code Recollection é um sopro de ar fresco para os jogadores cansados de sempre conviver com a loucura e o ritmo acelerado de títulos populares como Fortnite e Call of Duty. Se você quer simplesmente se deitar na cama e relaxar com um game encantador e tranquilo, o lançamento é a opção perfeita para você.
Mas fica o aviso: este é um jogo de ritmo lento e foco intenso em seu enredo. Aqui você não encontrará grandes cenas de ação ou perigos assustadores. Paciência e calma serão necessárias para avançar em sua campanha, assim como precisa-se de atenção para se ler um bom livro de literatura clássica. E, como o jogo não está localizado em português, um nível intermediário de inglês é recomendado para se aproveitar adequadamente a experiência.
Com cerca de 20 horas de duração e belos gráficos que lembram pinturas a óleo, este resgate da franquia Another Code cumpre bem com a proposta que pretende aplicar, apesar de não ter aquele nível de história inovadora ou fantástica esperado de uma visual novel. Recomendo baixar a demo do jogo para determinar se este game é para você.