O Sonic é um dos personagens mais importantes do mundo dos games, conhecido como o competidor do Mario nas gerações 8 e 16 bits. O ouriço azul já esteve em diversos gêneros de jogos: plataforma 2D, corrida, pinball, RPG, luta, plataforma 3D e até mesmo party games. Alguns desses momentos foram gloriosos, como no caso de Sonic & Knuckles, e outros foram um sofrimento gigantesco para os jogadores (Sonic Boom Rise of Lyric, estamos falando de você).

Para comemorar a longa jornada do personagem foi lançado em 2011 o título Sonic Generations, recebendo excelente feedback dos fãs e da mídia especializada. Agora, 13 anos mais tarde, a Sega decidiu ressuscitar o clássico moderno, adicionando o popular Shadow The Hedgehog à aventura. Mas será que Sonic x Shadow Generations vale a pena?

Visual de Encher os Olhos

A versão original do jogo para Xbox360 e PS3 já era muito bonita, por isso nada impedia que a Sega tivesse apenas aumentado a resolução do título e implementado alguns novos detalhes para este relançamento. Porém, para a feliz surpresa dos jogadores, a empresa japonesa decidiu não poupar esforços para atualizar os atributos visuais de Generations.

Os gráficos das fases do Sonic nesta versão foram totalmente retrabalhados, corrigindo serrilhados/ausências de textura e aumentando a saturação dos elementos em destaque dos cenários. Já os estágios do Shadow são ainda mais impressionantes, contando com efeitos complexos de iluminação e detalhamento mais minucioso.

Dois em Um

Sonic x Shadow Generations, contrariando a tendência de mercado ditada por remasterizações como Alan Wake Remastered e The Last of Us Part II Remastered, oferece não apenas o conteúdo da versão original, mas adiciona uma campanha inteira dedicada à forma de vida definitiva, o poderoso e popular Shadow The Hedgehog.

Enquanto o modo história do ouriço azul é focado em fases clássicas de games como Sonic Adventure 2 e Sonic Colors, mostrando designs e sistemas de gameplay que mostram certo grau de envelhecimento, com a campanha do Shadow as coisas são totalmente diferentes. Todo nível é repleto de grande detalhamento gráfico, sistemas inovadores de jogabilidade e quicktime events que destacam o poder absurdo do personagem.

A história do Shadow é cheia de emoções e reviravoltas, e pode ser apreciada até mesmo por fãs que nunca ouviram falar no personagem. A Sega fez um belo trabalho de cutscenes que conseguem passar toda a carga emocional do enredo já trabalhado em outros títulos e HQs.

Curto, mas nem tanto

Uma das principais críticas ao lançamento original de Sonic Generations está relacionada à duração do game; as versões para Xbox360, PS3 e PC podiam ser concluídas em menos de 4 horas. Nesta nova versão, o jogo fica um pouco mais robusto: somando a campanha do Sonic com a do Shadow, é possível se divertir por cerca de 7 horas. Estes números representam os jogadores que só querem terminar as fases uma única vez, apenas para chegar aos créditos no final das campanhas.

Eu acredito que nenhum jogo da franquia Sonic foi feito para ser zerado e abandonado na estante; as aventuras do ouriço são um prato cheio para gamers que querem se desafiar e adentrar no mundo dos speedruns. Cada nível possui inúmeros caminhos possíveis, guardando segredos e desafios bônus para aqueles que não querem apenas “fechar” o game, mas sim se tornarem mestres da jogabilidade.

Tanto as campanhas do Sonic quando a do Shadow oferecem missões secundárias que irão testar diversas competências dos players: velocidade, precisão, capacidade de adaptação, reflexos etc. Em algumas tarefas você precisará coletar uma quantidade mínima de rings, em outros deverá derrubar hordas de inimigos; nunca fica chato ou tedioso. Mas prepare-se, pois conseguir o ranking S em algumas fases, a pontuação máxima, pode ser um grande desafio até mesmo para os veteranos da franquia.

Vale a Pena?

Sonic x Shadow Generations é basicamente tudo o que um remake/remaster moderno deve ser: fiel ao material original, mas sem abrir mão de inovação. Os controles são simples e precisos, porém alguns sistemas podem confundir jogadores mais apressados, como o uso do Boost enquanto se está no ar.

O game tem conteúdo suficiente para fazer valer a compra, porém admito que o título tivesse recebido mais fases baseadas em outros aventuras do ouriço, como Sonic and the Secret Rings ou Sonic Rush. Um modo multiplayer online para competir com jogadores ao redor do mundo em corridas e desafios também seria muito bem-vindo.

Concluindo: Sonic x Shadow Generations é um dos melhores jogos da história da franquia. Seja em plataformas Playstation, Xbox, PC ou Switch, todas as versões estão com um desempenho competente e valem muito a pena serem jogadas. Pode comprar sem medo!

NOTA: 9

Share.

Jornalista, Youtuber e Influencer há 12 anos trabalhando com games

Leave A Reply