Jogos que utilizam controles por movimento certamente foram a mina de ouro da Nintendo durante a sétima geração de consoles, resultando em mais de 100 milhões de aparelhos nintedistas vendidos. A proposta do saudoso Wii Sports foi capaz de interessar dezenas de milhões de gamers sozinha, atraindo a atenção de uma fatia do público consumidor que não costumava jogar videogame. No embalo dessa ideia, Wario Ware: Move It! chega ao Switch para conquistar tanto o jogador casual quanto o hardcore. Mas será que vale a pena jogar?

Diversão e Malhação

Uma das primeiras coisas que você precisa saber sobre o game é o seguinte: você vai ficar cansado depois de jogar por mais de 30 minutos! Wario Ware: Move It! utiliza totalmente a tecnologia presente nos Joy-Cons para fazer o gamer suar, oferecendo tarefas simples e divertidas em velocidade relâmpago.

Durante o gameplay, você precisará agachar, pular, flexionar os joelhos e os braços, se equilibrar, inclinar o corpo e até mesmo dançar! Por isso mesmo, recomendo que você afaste os móveis e reserve uma boa área livre para não correr o risco de bater em algo ou se machucar enquanto joga. É claro que o título não requer o porte físico de um atleta ou de um jogador de Ring Fit Adventure, mas se você está procurando um game para sentar no sofá e relaxar, então te recomendo passar longe do novo WarioWare.

Jogar nunca foi tão Vergonhoso (E rápido)!

Se você deseja apenas finalizar o modo história, sinto lhe informar que este é um jogo curto. Fazendo tudo com calma e falhando algumas vezes, Wario Ware: Move It! oferece apenas duas horas de alegria frenética. Mas isso não é novidade, já que o brilho de todos os títulos da franquia só aparece no modo multiplayer.

Jogar com amigos é certamente uma experiência divertida, porém esteja avisado: você vai passar muita vergonha! As poses e movimentos que o game pede que o jogador imite te colocarão em situações ridículas e inusitadas, um prato cheio para tirar sarro daquele seu colega que vive te pregando peças ou planejando pegadinhas.

Infelizmente, o novo game do Wario não possui modo online, o que limita bastante o fator replay do título. A Nintendo certamente poderia ter incluído recursos de internet nesse party game, porém talvez a ausência se deva ao ritmo rápido e frenético da jogatina, o que dependeria de uma latência extremamente baixa para funcionar corretamente.

Enredo simples, porém caprichado

Ao jogar Wario Ware, tenha uma coisa em mente: este não é um game com uma história épica ou interessante. Como nos títulos anteriores, o enredo de Move It! é apenas uma pano de fundo para as aventuras loucas do comedor de alho e sua turma.

As cenas que antecedem cada capítulo de personagem são bonitas, coloridas e muito bem pensadas. Apesar de curtas e rasas, cumprem com maestria a tarefa de oferecer ao jogador um pouco de informação sobre os personagens e o universo que habitam. Eu fui capaz de dar boas risadas com as situações inusitadas apresentadas na forma de pequenas esquetes de comédia.

Aprecie com Moderação

Enquanto a franquia Mario Party se tornou famoso por oferecer minijogos que duram de 30 a 60 segundos em média, WarioWare utiliza o conceito de microjogos. Basicamente, a estrutura do título é formada por dezenas de tarefas curtas em sequência, que exigem pensamento rápido e preciso. Cada desafio dura apenas alguns segundos, com excessão das batalhas de chefe, as quais podem durar de 6 a 10 vezes mais do que o restante das atividades. É importante lembrar que são mais de 200 microgames presentes nesse título.

Disparar flechas em uma maçã, ajudar um time de futebol a se vestir ou preparar hambúrgueres na chapa pode até ser divertido nas primeiras vezes, mas com o tempo os joguinhos começam a se repetir e WarioWare mostra o seu principal defeito: conteúdo raso. A variedade de tarefas é até bem grande, passando por temas como esportes, arte, espaço, culinária e até mesmo títulos clássicos da Nintendo, mas sua longevidade é a mesma de um bolo de coco: você dá algumas mordidas e depois enjoa.

Vale a Pena?

WarioWare Move It é um jogo divertido, polido e frenético. Se a sua ideia é reunir os amigos e a família para se divertir em frente a TV, o título é perfeito para você! Porém, se você é um jogador solitário buscando a próxima aventura gamer que irá consumir dezenas de horas da sua vida, este game certamente será um péssimo investimento.

Os microjogos criativos e engraçados exigem movimentos rápidos e vergonhosos, dependendo sempre do uso de um par de joy-cons com os grips de segurança muito bem acomodados. Mesmo em meio a todo o frenesi, dificilmente você notará uma falha na leitura das ações, com excessão do uso da câmera infravermelha do controlador direito, que é extremamente imprecisa e desconfortável de usar.

Resumindo: este é um produto de nicho do gênero “festa”, podendo ser colocado ao lado de games como Switch Sports e Super Mario Party. Apesar de não trazer de nada de muito inovador, Move It! certamente é um dos melhores títulos da franquia. Compre se quiser dar boas risadas durante jogatinas em multiplayer.

NOTA: 7

Share.

Jornalista, Youtuber e Influencer há 12 anos trabalhando com games

Leave A Reply