A internet é um ambiente aberto, capaz de receber os mais diversos tipos de pessoas e discursos. Em teoria, a liberdade que oferece deveria permitir o debate saudável entre partes que não concordam sobre algum assunto ou tema. Porém, o ser humano é majoritariamente intolerante, impossibilitado de aceitar verdades diferentes da sua; dessa forma, todo aquele que foge da opinião majoritária acabo por ser segregado.

O cancelamento é a maneira encontrada por grupos sociais para demonstrar a sua insatisfação perante uma empresa, pessoa ou ideia. Se alguém fala algo que não combine com a sua concepção pessoal, o ofendido utiliza meios hostis e intensos para calar o suposto agressor, que vão desde um inofensivo block até o ataque a sua vida profissional e particular. Cancelar significa anular totalmente a capacidade de expressão de alguém, muitas vezes ofendendo família, amigos, crenças e ideologias do perseguido. Se utilizado de maneira exagerada, o cancelamento torna-se censura.

Devemos compreender que existe uma grande diferença entre cancelar e repreender uma atitude preconceituosa e ofensiva. Se alguém é abertamente racista ou homofóbico, por exemplo, é natural e esperado que ele sofra criticas pesadas sobre o seu comportamento atrasado e inadequado. O cancelamento geralmente ocorre quando o acusado insiste no erro, não admite suas falhas e não tenta mudar. Nem todo impacto negativo é cancelamento, assim como nem toda frase merece ser cancelada.

O ponto mais importante de toda essa discussão está na busca pelo equilíbrio: qual é a intensidade que deve ser aplicada em cada caso. Se alguém ofende o seu time de futebol ou a sua banda favorita, isso é apenas uma opinião pessoal, portanto não exige o cancelamento; já se a atitude é criminosa, doentia ou preconceituosa, medidas mais pesadas devem ser aplicadas. Da mesma forma, não se deve cancelar alguém sem permitir o direito de resposta, sem considerar a reparação do mesmo. Lembre-se: todos somos responsáveis pelo que falamos e fazemos, e uma atitude nossa pode destruir o emocional e até a vida de alguém. Só vista a toga de juiz se tiver certeza do que vai fazer.

Share.

Jornalista, Youtuber e Influencer há 12 anos trabalhando com games

Leave A Reply